Programa De Pré E Pós Aposentadoria

 

Programa de Pré e Pós Aposentadoria visa acolher a população de servidores públicos municipais estatutários, com possibilidade de se aposentar nos próximos dois anos, suavizando o impacto que essa nova fase da vida pode causar nessas pessoas. Através de reflexões sobre diversos temas, o programa também propicia um repensar dos vínculos e a resignificação de suas vidas.

O programa é composto por diferentes frentes de atuação, cada uma abordando um aspecto específico do processo de aposentadoria, favorecendo o desenvolvimento de uma postura positiva e de valorização do momento da aposentadoria.

A Política Nacional do Idoso, através da lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, no art. 10, IV, alínea “c”, propõe a criação e a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores públicos com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento a ser realizado

Ao analisar os impactos da transição de uma vida de trabalho regular para a inatividade encontra-se a importância de se preparar para o processo de aposentadoria e os novos hábitos de vida, para que se encare esse período como uma rica e promissora travessia de uma etapa para outra da vida e não como o fim do caminho. Por isto, um tempo de reflexão e de preparação é necessário para que se perceba que esta nova fase implica não apenas em uma reorganização da vida, mas também, em uma profunda reconstrução na forma de pensar, de se posicionar e de vislumbrar o futuro.

Atualmente, vários Institutos já adotaram programas de pré e pós-aposentadoria e o Rio do Sul PREV entende que a aposentadoria representa uma das mais difíceis mudanças na existência humana, sendo mais do que um simples término de carreira, pois, de um lado implica no rompimento dos vínculos sociais, das rotinas diárias e dos hábitos, impondo uma mudança que gera sentimentos ambíguos e antagônicos, onde ao lado da ideia de liberdade, surge o medo do desconhecido, do novo, de não saber o que fazer e como ocupar seu tempo, e de outro lado o planejamento e a reestruturação financeira. Desse modo, o programa tem por objetivo preparar e orientar os servidores, sobre o processo de aposentadoria, visando minimizar os impactos oriundos da ruptura entre a atividade e a inatividade do mesmo.